quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A fada-madrinha das Cinderelas modernas...

A designer Bruna Ribeiro
“Por amar arte, não se lembra de ter vivido um dia sem desenhar, mesmo numa família só de advogados.” É assim que somos apresentados a Bruna Ribeiro, designer de calçados de 23 anos, em sua página na Internet. Ela nasceu em Guarulhos, São Paulo, e já na infância descobriu a paixão pela moda. Primeiro, vieram os desenhos e a pintura. Aos 13 anos, fez sua primeira exposição de quadros. Mas, aos 17, se rendeu à Moda e entrou na Faculdade Santa Marcelina. Sem nunca deixar de desenhar.

- Eu desenho praticamente todos os dias. Muitas vezes, a partir de um esboço, tenho a ideia de uma modelagem para um sapato ou até uma combinação de cores.

O amor de Bruna é mesmo pela arte. Já trabalhou como fotógrafa, ilustradora, com estamparia... Mas quem acha que um dia pode perder essa designer de calçados, se engana.

- Nunca pensei em parar e me dedicar só às ilustrações, por exemplo, porque eu realmente gosto muito dos dois! Nessa coleção de verão, todas as estampas são ilustrações minhas.

Ilustração com bordado que Bruna publicou em seu blog


Foi ao término da faculdade que a carreira dessa artista de tantas obras começou, literalmente, a andar. Ela se inscreveu no concurso Rio Moda Hyde, que acontece dentro da programação do Fashion Rio.

- No desfile, criei botas unissex em plástico transparente, que foram super amadas por produtores, lojistas e o pessoal da moda. Foi aí que vi uma brecha no mercado de calçados para jovens. O Brasil tem uma excelente mão de obra calçadista, apesar de mais cara do que outros países.

Depois disso, surgiu a parceria com a Surface to Air, onde Bruna lançou sua primeira linha de Oxfords. Os sapatos acompanharam Bruna na caminhada para uma nova fase.

- Era um produto que não havia em nosso país. E foi um sucesso, a partir daí, minhas coleções foram ficando maiores e sempre muito bem aceitas.

Os ingredientes da fórmula mágica? Conhecer e se identificar com o público da loja é um ingrediente importante da desconhecida “fórmula do sucesso”.

- Já vendi em diversas outras lojas aqui em SP, mas realmente encerrei essas minhas parcerias, pois não achei que elas representassem tão bem meu produto e tivessem um público ideal para consumir os meus calçados. Pois além da preocupação com o local onde você venderá, você tem que se preocupar com público que vai consumir.

Tudo serve de inspiração para essa jovem estilista. Inclusive as pessoas! As viagens ao exterior ajudam, sem dúvidas. Bruna gosta da sensação de interagir com cidadãos de outras culturas, outros lugares. Até mesmo as próprias vontades são determinantes na hora de criar.

- Eu crio calçados que viram desejos, pois antes deles existirem também eram um desejo meu, nas minhas idéias. E quando as pessoas se identificam com algo que eu crio, sei que estou no caminho certo.

Coleção de verão de Bruna Ribeiro


Uma fada-madrinha de negócios!

Bruna trabalha para que a coleção de verão seja bem divulgada, inclusive através de seu blog, que tem feito sucesso entre as consumidoras. E quem é fã dos calçados da estilista pode comemorar: ela planeja lançar uma linha de bolsas para o alto verão. Afinal, sapatos e bolsas são praticamente um casamento, né?

- Eu não vou parar tão cedo e espero que vocês ainda escutem falar muito de mim por aí.

Será que em meio a tantos pincéis, lápis, tinta, agulhas e linhas, há espaço para uma mulher de negócios? Aproveitando-se da família de advogados, Bruna deixa todas as questões financeiras e burocráticas por conta do escritório da mãe, que é diretora da OAB de Guarulhos. Nem por isso, ela se acha menos empreendedora.

- Me considero uma empreendedora, claro. Hoje em dia, não é fácil começar uma marca, a moda é muito seletiva e a quantidade de marcas que vejo abrindo e fechando é gigantesca. No mercado só quem insiste muito e tem muito talento continua. Tenho muito orgulho de tudo que já consegui, mas me sinto ainda no começo. Aprendo muito a cada dia.

Todas as imagens dessa matéria foram gentilmente cedidas por Bruna Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário