quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Alice disse e aconteceu no Twitter!

Mirna Ferraz, a "Alice Disse"

As "fashionistas-twitteiras-de-plantão" com certeza conhecem Mirna Ferraz. Não? Mas todo mundo que gosta de moda, pelo menos um dia, viu um retweet da @alicedisse na página inicial do Twitter. O perfil da marca de Mirna, na rede social, é um verdadeiro fenômeno! E, às vezes, a gente nem sabe se é pelas sapatilhas e acessórios fofos, vendidos na loja, ou se é a própria Mirna Ferraz, que esbanja simpatia. “Na realidade, a marca e eu somos coisas um pouco misturadas. Acho que dou algumas mancadas, mas também acerto muito, pois as pessoas querem falar comigo. Querem contato com o lado humano da marca.”

A marca é famosa por vender acessórios lúdicos
Mirna e suas sapatilhas já eram conhecidas antes do Twitter, a marca foi fundada em 2003. Mesmo assim, os 30 mil seguidores surpreenderam a empresária. “Minha marca já era conhecida, faz muitos anos que estamos presentes na internet. Em blog, no Flickr, etc. Mas o Twitter realmente potencializou essa presença.”

Quem entra no site da Alice Disse e se depara com os produtos desenhados por Mirna, acha tudo um sonho. Inclusive o nome, que foi inspirado em “Alice no país das maravilhas”, que Mirna adorava. No conto, a expressão “Então, Alice Disse...” era freqüente.

De início, Mirna produzia suas criações artesanalmente e vendia em uma feira de design no Rio de Janeiro. Sete anos depois, a jornalista e empresária possui 3 lojas na “cidade maravilhosa”, todas em shoppings na Zona Sul. Para que o “Final” – ainda que feliz – esteja a muitos capítulos de distância, Mirna conta com a ajuda de 20 funcionários. Mas na parte de criação, apenas ela e um assistente, a Lara Espinoza, trabalham. O objetivo é agradar o público feminino entre 25 e 40 anos com acessórios lúdicos e inovadores. As sapatilhas tem um cantinho especial no coração das consumidoras, não tem? “As sapatilhas são o carro chefe, mas foi por um acaso. Foram muito bem aceitas pelo público e seguimos produzindo-as há uns 4 anos.” As mulheres agradecem.

O sucesso da marca é tanto que, como toda boa obra, já foi copiada. “Quando eu concebi a Alice, não havia nada nem parecido no mercado. Hoje tem um monte de cópias. Mas isso é natural e não me incomoda. Até me orgulho.”, confessa.

As criações de Mirna Ferraz misturam charme e diversão

Para manter o encanto das pessoas pela loja, não existe nenhuma fórmula mágica, como nos livros. Mirna Ferraz aposta em inovação e criatividade. Além disso, a jornalista garante... “Não sou uma pessoa gananciosa. Estou mais preocupada em manter os padrões de qualidade do que em expandir loucamente a marca. Não tenho planos de novas lojas a médio prazo.”

As apaixonadas pela Alice Disse que não moram no Rio de Janeiro não precisam se desesperar. Mirna atende o Brasil inteiro em uma lojinha online. Além do mais, é mais fácil encontrar Mirna no mundo virtual mesmo. “Ficava mais nas lojas antigamente. Hoje, as coisas cresceram e é difícil me manter nas lojas. Mas eu passo, pelo menos, duas vezes por semana em cada uma e observo tudo.”

Para cuidar das finanças, ela tem ajuda de um consultor e uma pessoa no escritório, que acompanha os números. Mirna faz questão de estar presente em uma reunião bimestral para avaliação do negócio. “Acho que sou empreendedora, isso é muito natural pra mim. Segui minha intuição, eu não estudei pra isso.”

As sapatilhas da Alice Disse deixam as "twitteiras" apaixonadas

Imagens: Flickr da Alice Disse

2 comentários:

  1. Impossível não se apaixonar pelos produtos da Alice Disse assim como não se encantar pela Mirna que é muito simpática, criativa e muito autêntica...como ela mesmo disse "a marca e ela são coisas um pouco misturadas" e é exatamente essa combinação que gerou tanto sucesso e serve de atrativo...os produtos são fofíssimos e ela é antenada e está sempre "captando" os desejos de quem quer algum produto da Alice Disse pra chamar de seu!!!! :)

    O post ficou muito legal, bem escrito e lindamente ilustrado....adorei...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Zeza! Acho que você definiu perfeitamente todo esse processo que envolve a Alice Disse e faz da marca esse fenômeno, especialmente, entre as internautas :)

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir