quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"Para ser empreendedor tem que ter atitude!"

O SEBRAE é um dos maiores incentivadores do Empreendedorismo. Por meio de programas, palestras e atendimentos individuais, oferece orientações para quem deseja se tornar um empreendedor. Mario Sergio Capelozza é consultor do SEBRAE de Bauru e conversou com a gente sobre o tema:

Como identificar um empreendedor?
O SEBRAE acredita que todos podem ser empreendedores através da capacitação. É o que conhecemos como C.H.A.: Conhecimento, Habilidades e Atitudes. A pessoa adquire um conhecimento sobre a área em que quer atuar, busca habilidades para começar a fazer e age de uma maneira pró-ativa.

Quais as recomendações para quem quer ser empreendedor?
Procure entender bem do mercado: ler jornais e revistas, participar de feiras, fazer cursos. Ou seja, buscar informações que ofereçam conceitos, que orientam ao tomar decisões.

Vocês incentivam fazer o Plano de Negócios?
Sim. O Plano de Negócios é a previsão e a provisão de recursos. A previsão de situações a provisão de recursos.

No Brasil as faculdades estão mais empreendedoras?
As faculdades particulares estão mais atentas a isso. As públicas ainda produzem conhecimento, mas sem aplicar no mercado. Isso precisa mudar.

O SEBRAE tem plano de financiamento?
As linhas de crédito são através de Banco do Povo, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O único que não precisa ter empresa já aberta é o Banco do Povo.

Conhece o mercado da moda? Tem chances de surgirem empreendedores?
Sim, pois é um mercado crescente. Entram e saem novos competidores diariamente. Então se perceberem uma oportunidade é interessante entrar.

Quando alguém abre um negócio, quando vai começar a ter lucros?
Demora aproximadamente dois anos. Se abrir uma empresa, vai ficar uns três meses praticamente no zero, pois ainda não se tem uma cartela de clientes. É de 18 a 24 meses o tempo de estabilização do negócio.

O empreendedorismo tem um lado social forte? 
Ele tem o apelo de inclusão social. Mas também vive do trabalho para a geração de renda para produzir qualidade de vida. Quando fecha o ciclo, temos um país em desenvolvimento, que é diferente de crescimento. O desenvolvimento tem sustentabilidade, ele cresce e fica forte. O Empreendedorismo apóia o desenvolvimento.

Acredita que existe uma fórmula de sucesso ou de fracasso?
A fórmula do sucesso é ter conhecimento, entender o que está acontecendo no mundo e fazer bem feito o que se propõe.

O SEBRAE acredita que qualquer um pode ser empreendedor,
desde que tenha atitude. Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário