Quem vê Bianca Ranucci desfilar os lisíssimos cabelos loiros e rosto exótico por sua loja, na Oscar Freire, em São Paulo, pode até achar que se trata de uma ex-modelo que virou estilista. Não é o caso. Ao invés dos ateliês de costura, Bianca quase frequentou os tribunais de Justiça. Foi só no terceiro ano da faculdade de Direito, que ela decidiu se entregar a uma paixão antiga: a moda.
Durante a faculdade, Bianca fazia estágio em um dos principais escritórios de advocacia de São Paulo. Mesmo assim, ao lado de três amigas, ela decidiu criar coragem e se aventurar no mundo das linhas e costuras. Em 2003, quando se formou, a marca Lolie já estava no mercado.
No primeiro ano de existência, uma das sócias desistiu do negócio. Com quatro anos e meio no mercado, outra amiga decidiu dar um tempo. Bianca ainda contava com a última sócia e as duas continuaram a produzir peças para a Lolie a todo ruir de máquinas – de costura!
Foi na época da Lolie que Bianca foi apresentada ao poderoso Paulo Borges, da Luminosidade e idealizador da São Paulo Fashion Week. A marca desfilou em duas edições do Amni Hot Spot, palco de novos estilistas. Da experiência, Bianca ganhou a maturidade.
- Nunca me esqueço de um desfile marcado em cima da hora e que nós, estilistas, estávamos tentando convencer o Paulo Borges a mudar a data para dar tempo de preparar a coleção. Liguei na Luminosidade e pedi a alteração da data, o Paulo me respondeu ‘Crescer dói’. E não é que eu cresci mesmo?!
Cresceu tanto que, hoje, Bianca Ranucci tem uma marca própria, que leva seu nome, em uma das ruas mais luxuosas do mundo: a Oscar Freire, em São Paulo. A estudante de Direito, que não tinha nenhum sangue estilista correndo nas veias, é vizinha de marcas como Marc Jacobs, Louis Vuitton e Christian Dior.
O que aconteceu com a Lolie? A terceira sócia desistiu do projeto e Bianca viu que não fazia sentido continuar com a marca. Ela foi, então, buscar sua identidade em um trabalho solo.
Bianca Ranucci é conhecida pelas criações de cores fantasiosas |
Marca de sucesso
Hoje, quatro anos depois de lançar a “Bianca Ranucci”, a grife tem clientes como as atrizes globais Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano. Sabrina Sato, vira e mexe, aparece usando uma peça de Bianca. Atriz de novela ou não, cada cliente tem um espaço especial.
- Não me permito fazer mais de dez peças por modelo, sendo que cada peça tem uma combinação de cor diferente da outra. Quero que minha cliente entre na loja e tenha uma experiência única, pela sensação de ninguém mais ter uma peça exatamente como a sua.
Sabe aquela dica de que “menos é mais” na hora de compor um look? Bianca acredita que o clichê também seja certeiro para montar uma equipe de trabalho.
- Minha equipe é enxuta. Contamos com um administrador, um financeiro, uma pessoa totalmente responsável pelos contatos externos com fornecedores em geral, compras e produção, uma estagiária, um vendedor, uma copeira e arrumadeira, um motorista, Vallet, um segurança e assessoria de imprensa.
Bianca não cuida pessoalmente das finanças da loja, mas faz questão de ser informada sobre qualquer decisão. Ela acredita que pessoas competentes e confiáveis são fundamentais para o êxito de qualquer empresa.
Imagens: Bianca Ranucci
Imagens: Bianca Ranucci
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